A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) segue avançando na digitalização dos restaurantes universitários. A partir da segunda-feira (15), o campus A.C. Simões, em Maceió, passa a contar com a nova atualização do sistema.

A iniciativa, conduzida pela Pró-reitoria Estudantil (Proest) em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), terá inicialmente uma fase de teste de 30 dias. Em seguida, os resultados serão analisados para verificar a necessidade de adaptações. A ação está sendo implantada gradualmente nos campi da instituição e deve reduzir filas, trazendo mais comodidade e agilidade ao atendimento, já que não será mais necessário o pagamento ou conferência de GRU no caixa. “Estamos analisando os resultados para avaliar possíveis ajustes e estamos otimistas de que tudo funcione corretamente, tendo em vista os testes internos já realizados”, destaca Alex Renner, coordenador da Política de Assistência Estudantil/Proest/Ufal.

Como acessar

A plataforma irá funcionar como uma carteira digital desenvolvida exclusivamente para o RU. O coordenador explica que, para adquiri-la os usuários devem baixar o aplicativo Minha Ufal, disponível na Play Store dos dispositivos com Android, ou acessar o painel RU Digital , no computador, no tablet ou no próprio celular.

Além disso, a aquisição de créditos que devem ser pagos de forma antecipada e devem ser feitos via pix ou cartão de crédito, por meio da plataforma PagTesouro. “Vale ressaltar que nos dias de testes serão aceitos também os pagamentos em dinheiro. Passado esse período, os pagamentos em dinheiro serão finalizados.”, lembra. Estudantes e servidores da Ufal já têm acesso liberado, mediante uso do login e da senha que são utilizados nos demais sistemas da Universidade.

“Na hora de pegar a refeição, basta o usuário se identificar no caixa e o valor é debitado, automaticamente, do seu saldo. É possível também acompanhar pelo sistema o saldo e o histórico de uso de créditos. No aplicativo Minha Ufal, será possível conferir o cardápio do dia”, detalhou Alex. Na primeira fase ainda será solicitado CPF ou número de matrícula, com apresentação de documento de identificação, para registro de controle. Numa próxima etapa, o acesso será por biometria facial.

No caso de funcionários terceirizados e visitantes, será necessário um cadastro prévio que deve ser solicitado junto à Pró-reitoria Estudantil (Proest).

Compartilhe: