Servidora pública da prefeitura de Arapiraca, é doadora de medula óssea

A Cida Santos, também conhecida como Cida da Vacina, técnica de enfermagem e servidora pública da prefeitura de Arapiraca, fez em 2018 o cadastro para ser doadora de medula óssea, com o intuito de ajudar uma pessoa da família, mas infelizmente não foi compatível.

Agora, em setembro de 2024, ela recebeu uma ligação do Redome, informando que havia um paciente com uma possível compatibilidade, que estava precisando da medula dela, perguntando se ela tinha interesse, por não ser da família e nem poder saber para quem era a doação. Ela disse que sim, e a partir daí começou a realização de exames. Deu tudo certo com os exames em 100% de compatibilidade e agora ela se encontra em São Paulo, iniciou a medicação para a doação da medula desde a última sexta ( 27 ), e a doação aconteceeu nesta segunda feira. Ao mesmo tempo em que o paciente já está sendo preparado para receber a medula.

Não se pode conhecer o paciente até 2 anos após a doação.
Há cerca de 25% de chances de encontrar um doador compatível na família. E na população essa chance pode chegar a uma em cada cem mil habitantes.
Importante também lembrar da importância tanto da doação de sangue, como de fazer o cadastro para ser doador de medula óssea, pode salvar vidas!

Compartilhe: