A Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca promove nos dias 23, 24 e 25 próximos, a 14ª edição do evento “Falas Negras e Indígenas”. Organizado pelo Programa de Educação Tutorial – Núcleo de Estudos do Semiárido Alagoano (PET-Nesal), o encontro celebra a trajetória, a diversidade e a força do agreste alagoano e regiões adjacentes, territórios marcados pela pluralidade racial, étnica e religiosa e ocorrerá de forma presencial, na Unidade Educacional de Palmeiras dos Índios.

Com o tema “Quinze Giros: quando o território canta por sua própria boca”, em alusão aos 15 anos de existência do PET-Nesal, a programação propõe discutir as demandas e necessidades do semiárido alagoano, por meio de ações e debates sobre as relações étnico-raciais, com ênfase nas vivências de indígenas, quilombolas, população negra e seus descendentes, reconhecendo suas histórias, vozes e protagonismos como sujeitos que vivem, resistem e produzem nesse território.

Serão três dias dedicados ao conhecimento, à luta e à resistência, com uma programação diversa que contempla mesas-redondas, rodas de conversa, momentos culturais, mostra de curtas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos. As atividades serão organizadas em torno de cinco eixos temáticos: Memórias Negras, Indígenas e Território; Educação; Saúde; Democracia e Incidência Política; Classe, Raça e Gênero.

“O evento tem uma dinâmica diferenciada, reunindo lideranças indígenas, quilombolas, para discutir questões relacionadas ao território semiárido, agregando diversas perspectivas e possibilita a construção de conhecimentos, unindo o saber universitário, com o saber dos povos, das lideranças e da ancestralidade que compõem a formação do território alagoano”, reforçou a professora Marli Araújo, tutora do PET-Nesal.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 (terça-feira), por meio do link disponível no perfil do evento.

Mais informações e a programação completa estão acessíveis no Instagram @falasnegraseindigenas.

Em caso de dúvidas, a organização está disponível pelo e-mail falasnegraseindigenas@gmail.com.

Compartilhe: