Estão abertas as inscrições para expositores de mais uma etapa do Circuito Regional de Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária. A iniciativa chega à Santana do Ipanema no dia 17 de outubro, das 08h às 17h, no Largo Cônego José Bulhões. 

A parceria entre a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), Secretaria do Estado de Agricultura (Seagri-AL) e Secretaria do Estado de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics-AL), é considerada a vitrine da agricultura familiar alagoana, conectando os produtores e cooperativas diretamente à população.

Promovendo produtos de qualidade a preço justo, O Circuito também abre espaço para a criação de novas conexões e parcerias, além do acesso a políticas públicas, como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que defende a inserção de alimentos da agricultura familiar na merenda escolar das redes públicas de ensino. 

Durante cada etapa, também são realizadas rodas de conversa, sendo um momento de sanar dúvidas e troca de experiências. O Circuito percorre as nove regiões do estado, encerrando-se com a II Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo, que acontece de 13 a 15 de novembro, em Maceió.

“Eu presido uma cooperativa de produção lá em Igreja Nova que a base maior é o arroz. Quando eu estava sozinho, a gente não conseguia acessar os programas que existem do governo estadual, federal e municipal. E hoje a gente não está mais só em Igreja Nova, estamos atuando também no estado, porque o estado entendeu que na compra da merenda escolar também tem que ter o arroz e tem que ter os outros produtos. É fácil? Não. Mas com diálogo, com colaboração e com respeito a quem ainda quer ficar no campo e produzir”, declarou Roberto Moura, vice-presidente da Unicafes-AL.

Compartilhe: