Eles são essenciais para tratar as doenças, prolongar a saúde e, sobretudo, preservar a vida de cada paciente, com dedicação e cuidado contínuos. Por isso, no Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Benedito Bentes, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), celebra esses profissionais da saúde e reforça sua importância no serviço de urgência e emergência.
Há dois anos atuando na unidade, o Dr. Everton Lopes, coordenador médico da UPA Benedito Bentes, afirma que exercer a Medicina é uma tarefa desafiadora e igualmente gratificante. Ele é pediatra e atende cerca de 60 crianças por plantão.
“Ser médico sempre foi meu sonho de infância, pois sempre tive a certeza de que queria ser médico. E exercer essa função em uma unidade de urgência e emergência é ser um ponto focal em meio à turbulência, onde precisamos diagnosticar, tratar e cuidar dos pacientes com competência, dignidade e amor, como se fosse alguém da sua própria família”, destaca.
A fala é reforçada pela Dra. Pollyana Cotrim, responsável técnica pela UPA Benedito Bentes, que também expressa sua gratidão e reconhecimento aos profissionais da Medicina que, diariamente, atuam como heróis na vida da população.
“Neste Dia do Médico, expresso meu profundo respeito e admiração pelo trabalho árduo e pela dedicação de cada profissional. Em tempos de desafios e incertezas, os médicos têm sido verdadeiros heróis, oferecendo cuidado, conforto e esperança aos pacientes. E que sigamos juntos, sempre em busca do melhor para nossos pacientes”, declara.
Mais de 26 mil atendimentos em 3 meses
A UPA Benedito Bentes conta com 70 médicos, distribuídos em Clínica Médica (56), Pediatria (7) e Ortopedia (7), e são divididos por plantões semanais, com duração de 24 horas. Dentro da unidade de urgência e emergência, os médicos são peças-chave no pronto atendimento aos pacientes que buscam por um cuidado imediato e eficiente.
O fluxo de atendimentos realizados por estes profissionais dentro da unidade é intenso. Para se ter ideia, apenas entre os meses de julho a setembro deste ano, a UPA Benedito Bentes registrou 26.396 atendimentos médicos, sendo 19.242 em Clínica Médica, 5.739 em Pediatria e 1.415 em Ortopedia.
Sobre a UPA Benedito Bentes
A UPA Benedito Bentes tem gestão compartilhada com o Instituto Saúde e Cidadania através de contrato de gestão com a Prefeitura de Maceió (AL). Sua operacionalidade constitui-se de 19 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, prestando serviços de qualidade na segurança do paciente, com acolhimento e triagem por Classificação de Risco baseado na metodologia Protocolo de Manchester.
As especialidades para atendimento são: Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Odontologia. Dispõe de sala de Aplicação de Medicamentos; sala de observação Pediátrica, Adulto e Urgência Clínica; e SADT (Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico) em raio-x, Laboratório e ECG (eletrocardiograma). É certificada como Nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.