Dos 102 municípios alagoanos, 29 foram contemplados pelo Ministério da Saúde com o recebimento das doses da vacina contra a dengue. Os imunizantes são destinados aos grupos prioritários formados por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Em Alagoas, a população dessa faixa etária nos municípios contemplados totaliza 110.577 pessoas, segundo dados do Censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2022.
Conforme os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde e divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 26.313 pessoas receberam a primeira dose da vacina. A quantidade atinge um percentual de 23,8% da população-alvo.
A segunda dose contra a dengue foi aplicada em 814 doses pessoas. “Contudo é preciso considerar que o intervalo para completar o esquema vacinal recomendado, que corresponde à administração de duas doses com intervalo de três meses entre as doses, ainda não foi atingido por todos os municípios”, destacou a saúde estadual.
Segundo a Sesau receberam a vacina os municípios de Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Flexeiras, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba que integram a 1ª Região de Saúde.
Além de Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu, cidades que formam a 2ª Região de Saúde.
De acordo com a Sesau, a meta é atingir 90% do público-alvo para o esquema completo da vacinação contra a dengue no país. “No entanto, não é possível mensurar o número de pessoas com segunda dose em atraso, pois não há disponível esta informação no painel do Ministério da Saúde e nem fórmula de cálculo estabelecida para esse indicador”, acrescentou a pasta.