Estudantes recebem aulas gratuitas de futsal em escolinha do Sesc

Destinada a estudantes de 8 a 15 anos, com renda familiar bruta de até três salários mínimos, a Escolinha de Futsal (PCG) do Sesc dá a 90 jovens alagoanos a oportunidade de treinar o esporte de maneira gratuita, em um ginásio poliesportivo, com orientação técnica e fardamento apropriado. As vagas do projeto são preenchidas por meio de edital, publicado anualmente no site do Sesc Alagoas.

Luiz Guilherme Borges, 10 anos, começou na escolinha este ano e, com empolgação, conta sobre seus sonhos na modalidade. “Eu quero ser o melhor jogado de futsal do mundo”. Michelle do Santos, sua mãe, diz que sempre quis colocar o filho em um esporte. “Vi essa oportunidade do futsal, perguntei se ele queria e o inscrevi. Ele está muito entusiasmado de estar participando. “

Durantes os treinos, alguns pais assistem seus filhos da arquibancada, entre eles o motorista Cristiano da Silva. Morador de Marechal Deodoro, ele vem a Maceió apenas para trazer seu filho Riquelme às aulas de futsal. Cristiano conta que o gosto do seu filho pela modalidade e a influência positiva do esporte são os principais incentivos para que ele faça esse percurso duas vezes na semana.

“Um projeto como esse trabalha não só a formação como atleta, mas também como ser humano. Ensina a ter responsabilidade com horário, respeitar os colegas”, comentou. Ele falou também sobre a importância da gratuidade. “Para os pais que são assalariados não é financeiramente viável pagar uma escolinha”, afirmou.

A Escolinha Sesc de Futsal atende aos critérios do Programa de Comprometimento e Gratuidade, que destina 1/3 (um terço) da receita líquida do Sesc para ações voltadas à educação básica e continuidade e a outras ações educativas relacionadas às áreas da Cultura, Saúde e Lazer. Essas ações são destinadas gratuitamente aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes, e aos estudantes da rede pública de educação básica de baixa renda.

Publicidade