Falhas no fornecimento elétrico afetam abastecimento de água da Região Serrana

O abastecimento de água de quatro municípios da Região Serrana de Alagoas se encontra deficiente desde a manhã do domingo (1) em razão de falhas no fornecimento de energia elétrica. Foi o que informou Gileno Marques, coordenador de produção e distribuição da Unidade de Negócio Serrana, parte integrante da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Segundo o coordenador, “os problemas começaram na manhã, quando a Casal verificou falta de eletricidade nas estações de captação, nas elevatórias e nas estações de tratamento de água (ETA) dos Sistemas Carangueja e Caçamba, que fornecem água à Palmeira dos Índios”. “Ainda pelo dia, confirmamos a mesma situação no sistema de abastecimento coletivo de Anadia e Maribondo, e também no sistema individual que abastece Paulo Jacinto”, acrescentou Marques.

Logo após a constatação da interrupção da energia elétrica, a Casal entrou em contato com o SAC da concessionária de energia responsável para informar o problema. Nessa ocasião, a Companhia solicitou prioridade no restabelecimento e na normalização do potencial elétrico, visto que o abastecimento de água é uma atividade essencial.

As atualizações no serviço de abastecimento de água na manhã desta segunda-feira (2) seguem especificadas abaixo para cada município:

Palmeira dos Índios

Na manhã desta segunda-feira (2), os sistemas que atendem Palmeira dos Índios foram reativados após o retorno da energia. Contudo, o Caçamba e o Carangueja estão operando com capacidade limitada porque suas estações ainda enfrentam problemas de baixa tensão elétrica. Para que as atividades voltem a ser realizadas de forma integral, a Casal aguarda a normalização do fornecimento elétrico. Enquanto isso, o abastecimento da cidade ocorre de forma deficiente.

Anadia e Maribondo

Após o retorno da energia elétrica, a Casal verificou problema elétrico no conjunto motobomba da estação de captação do sistema de abastecimento de água que atende Anadia e Maribondo. A Companhia já está providenciando a instalação do equipamento substituto. Como esse procedimento inclui o transporte de maquinário, a previsão é de que o sistema volte a operar na noite de hoje (2), a partir de quando o fornecimento de água entrará em fase de normalização gradativa.

Paulo Jacinto

O sistema de abastecimento de Paulo Jacinto voltou a operar no domingo (1), logo após técnicos da Casal confirmarem a retomada da energia. Nesta segunda-feira (2), o fornecimento de água da cidade segue em recuperação.

A Casal ressalta que, mesmo após a retomada do fornecimento elétrico, o abastecimento de água não retorna imediatamente, pois é necessário que haja antes algumas etapas, entre elas as seguintes: é preciso que o sistema seja reabastecido com a água bruta retirada do manancial; essa água passa pelo processo de tratamento na ETA; depois ela é enviada a um reservatório; em seguida, é enviada para a rede de distribuição que, aos poucos, ganha pressurização suficiente para chegar a todas as ruas e casas de uma cidade ou região. Por isso, mesmo com o retorno da energia, o fornecimento de água não volta imediatamente e leva sempre algumas horas para a normalização.

Publicidade