A gestão municipal vem realizando uma transformação histórica no Vergel do Lago. Uma mudança que leva dignidade, segurança, bem-estar e, principalmente, o direito à moradia. Na terça-feira (18), mais 140 famílias que viviam em condições precárias em barracos receberam a chave do apartamento no Residencial Parque da Lagoa.
Os beneficiados eram moradores das comunidades Mundaú, Sururu, Peixe e Muvuca. Uma delas é Maria das Dores dos Santos, faxineira que mora com o filho de 24 anos na favela do Peixe. Ela relembra vários momentos de quando estava em situação de vulnerabilidade social extrema.
“Já passei por três enchentes e perdi tudo. A pior coisa é a pessoa morar com rato e barata, já vi muita gente morrer porque foi contaminada com a urina dos ratos. Agora eu bato no peito e digo: eu tenho uma casa, é só minha e do meu filho. No barraco, a gente dormia em um cômodo só, agora cada um tem seu quarto. Fazíamos as necessidades em sacolas, hoje temos um banheiro. Estou muito feliz e agradecida pelo meu cantinho”, comemorou Maria das Dores.
Agora, eles terão acesso a moradias dignas, com 45 m², divididos em sala, banheiro, área de serviço e dois quartos. Os apartamentos possuem acabamento em cerâmica e fornecimento de água potável encanada.
Com a filha de sete meses no colo e bastante emocionada, Maria Cristina, de 22 anos, relata que estava ansiosa para pegar a chave do tão sonhado apartamento.
“Não quero que meus filhos passem o que eu passei. Deus esteve comigo, ele usou pessoas para que eu não estivesse na rua, embaixo da ponte ou na casa de outras pessoas. Agradeço a Deus por estar aqui ganhando a minha casa, agora tenho um lar confortável, água potável, quarto e meu bem-estar. É um sonho do meu pai antes de falecer, que eu tivesse meu lar”, conta.
Conforto e segurança
Marisqueira, Adla Estefane tem 22 anos e também mora na favela do peixe. Ela afirma que graças à atuação do prefeito JHC, a filha que espera em breve vai nascer em um local confortável e seguro.
“Nossa moradia é bem complicada, não tem encanação, carrego água e cato sururu. É uma grande conquista, quem conhece a nossa realidade sabe que isso é um presentão. Ainda nem acredito que minha filha vai ter um quartinho e vou poder criar ela com conforto e segurança”, diz Adla, bastante emotiva e grávida de seis meses da primeira filha, Louise.
Com a entrega de mais 140 unidades residenciais, ao todo 1.614 apartamentos já foram sorteados e entregues e as últimas 162 unidades habitacionais devem ser entregues ainda em 2025.
Qualidade de vida
O secretário municipal de desenvolvimento habitacional, Lucas Callado, destaca que é uma satisfação presenciar essa conquista importante para as famílias de Maceió.
“Esta é uma das ações que demonstram o compromisso do prefeito JHC com a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente nas áreas mais carentes da nossa cidade. Fico muito feliz em poder contribuir e fazer parte dessa história. Não vamos parar por aqui. A cada dia, Maceió se torna uma cidade mais justa, mais humana e mais acolhedora para todos”, pontua.
Ao longo da gestão do prefeito JHC foram entregues 5.418 unidades habitacionais em Maceió, beneficiando milhares de famílias. Entre os conjuntos habitacionais entregues estão o Vale Bentes II, com 500 unidades, Alamedas, com 1.920 unidades, Parque da Lagoa, com 1.614 unidades, Mário Peixoto I e II, com 192 unidades cada, e Oiticica I e II, com 500 unidades cada.