Alagoas registrou, em 2025, o maior número de homicídios de pessoas idosas desde o início do monitoramento realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (9), foram contabilizados 37 assassinatos de pessoas com 60 anos ou mais ao longo do último ano.

O número representa o maior índice desde 2021, quando o relatório começou a ser elaborado. Nos últimos cinco anos, o estado acumulou 167 homicídios contra idosos.

Os dados mostram que a violência atinge principalmente municípios do interior. Dos 37 casos registrados em 2025, 29 ocorreram fora da capital, o equivalente a quase 80% do total. Maceió lidera o ranking com oito ocorrências, seguida por São Miguel dos Campos, com quatro casos, e São Sebastião, com três.

Entre as vítimas, 34 eram homens e três mulheres. A maioria dos crimes foi praticada com arma de fogo, utilizada em 21 homicídios. Outros 14 assassinatos ocorreram com armas brancas ou instrumentos como facas, facões e enxadas. Também foram registrados um caso de espancamento e outro de asfixia.

De acordo com o presidente da Comissão Especial da Pessoa Idosa da OAB-AL, Gilberto Irineu, os números acendem um alerta para a necessidade de reforço das políticas públicas de proteção e segurança voltadas à população idosa, especialmente em áreas rurais e comunidades mais afastadas dos centros urbanos.

Segundo ele, a concentração dos crimes em povoados, sítios e regiões do interior demonstra a necessidade de uma atuação mais efetiva da segurança pública nesses locais.

A OAB informou que pretende encaminhar ofícios ao Ministério Público de Alagoas e à Secretaria de Estado da Segurança Pública para acompanhar o andamento das investigações e cobrar a apuração dos casos registrados no estado.

O levantamento foi divulgado durante as ações do Junho Violeta, campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Os dados foram reunidos com base em informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e em registros publicados pela imprensa ao longo do último ano.

A apresentação do relatório ocorreu na sede da OAB Alagoas, em Maceió, com a participação de representantes de órgãos públicos, conselhos de defesa dos direitos da pessoa idosa e entidades que atuam no atendimento e proteção dessa população.

Compartilhe: