Arthur Lima dos Santos, um talento de 16 anos, aluno da primeira série do ensino médio da Escola Estadual Deputado José Medeiros, fez história para o município de Paulo Jacinto, na Zona da Mata alagoana, ao conquistar a medalha de ouro na Copa Brasil de Tênis de Mesa, realizada na Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, no último fim de semana. A competição nacional reuniu atletas de diversos estados e a vitória do adolescente encheu de orgulho o estado, consolidando o seu nome no esporte.

Com sua performance impecável, Arthur não apenas levou o primeiro lugar no pódio do raking olímpico, mas também representou sua cidade e sua escola, de forma exemplar. Ele treina regularmente duas vezes por semana na Escola Municipal Souza Barbosa, de onde é ex-aluno, em um trabalho conjunto com a sua nova unidade de ensino. Sua vitória é fruto de um intenso trabalho, dedicação e perseverança, tanto dele quanto de seu treinador, o professor Tiago Frias.

“O Arthur é muito competitivo e executa as técnicas aprendidas com maestria, além de ser criativo e ousado em seus movimentos ofensivos”, afirma o treinador Tiago Frias, que tem sido peça fundamental no desenvolvimento da carreira do atleta. 

Frias  falou ainda, que o sucesso do jovem atleta é resultado de um processo contínuo de aprendizado e disciplina, que vai além dos treinos, envolvendo o compromisso com a evolução técnica e mental.

A Secretaria Municipal de Educação de Paulo Jacinto (SEMED-PJ) também desempenhou papel importante nessa vitória. Com o apoio da secretária Maria Araújo Feitosa, que garantiu o financiamento necessário para a participação de Arthur na Copa Brasil e nos torneios promovidos pela Federação Alagoana de Tênis de Mesa (FATM), o município tem se tornado um polo de desenvolvimento do Tênis de Mesa. O incentivo à prática do esporte é visto como um passo importante para a formação de futuros campeões.

O Desafio da Infraestrutura

Apesar das limitações de infraestrutura, como a sala de aula adaptada para treinos e equipamentos modestos, o empenho e a determinação de Arthur e de seus treinadores têm superado as dificuldades. “Nossos recursos são simples, mas fundamentais para o bom desempenho nos treinos. O que realmente faz a diferença é o esforço de todos, desde os alunos até a gestão escolar e municipal”, comenta o professor Tiago.



Arthur Santos não para por aí. O atleta já tem mais dois compromissos agendados para o restante do ano: participará de duas etapas do Torneio Estadual de Tênis de Mesa em Maceió e ainda pode ser indicado ao troféu de Melhores do Ano da modalidade. Com uma trajetória promissora, o adolescente se destaca não apenas pela habilidade no esporte, mas também pela gratidão e humildade.

“Eu quero muito receber essa premiação em reconhecimento por todas as conquistas desse ano e em agradecimento a todos que participaram das minhas vitórias”, afirmou Arthur, demonstrando a maturidade de quem sabe que o sucesso é construído com o apoio, esforço e disciplina.

Compartilhe: