Abelardo Silva é uma personalidade conhecida em Alagoas pela atuação na segurança pública, no meio conservador e na preservação da história regional. Policial Civil de carreira, construiu sua trajetória pautada pela defesa dos valores cristãos, da família e do compromisso com a sociedade alagoana.
Cristão e conservador de direita, Abelardo também se destaca como pesquisador historiográfico e escritor, dedicando parte de sua vida ao estudo da história e da cultura de Alagoas. Seu trabalho intelectual busca preservar a memória do povo alagoano, valorizando personagens, acontecimentos e tradições que marcaram o estado.
Bacharel em Direito, Abelardo Silva acumulou experiências tanto na área pública quanto institucional. Foi Secretário Municipal de Saúde de Girau do Ponciano, onde contribuiu para a administração e fortalecimento das políticas públicas do município.
No movimento classista e político, teve participação ativa na fundação de importantes entidades em Alagoas. É associado fundador da ASPOL – Associação dos Servidores da Polícia Civil de Alagoas, entidade voltada à defesa dos direitos e valorização dos profissionais da segurança pública. Também é um dos fundadores da UCA – União Conservadora de Alagoas, além de integrar os primeiros movimentos organizados da direita alagoana.
Reconhecido pelo perfil firme em defesa dos princípios conservadores, Abelardo Silva reúne em sua caminhada a experiência na segurança pública, a formação jurídica, o compromisso cristão e a dedicação à pesquisa historiográfica, consolidando-se como uma voz atuante nos debates sociais, culturais e políticos de Alagoas.





