O cinema produzido em Alagoas voltou a ganhar destaque no cenário internacional. A diretora e roteirista alagoana Laís Santos Araújo foi premiada durante a tradicional La Résidence du Festival de Cannes, na França, com o projeto do longa-metragem “Infantaria”, consolidando o nome da cineasta entre os talentos emergentes do audiovisual mundial.

A produção recebeu o prêmio de melhor pitching concedido pelo CNC (Centro Nacional do Cinema Francês), uma das principais instituições de incentivo ao cinema europeu.

Durante quatro meses e meio, Laís participou da residência artística em Paris ao lado de realizadores de diferentes países, desenvolvendo o roteiro do novo longa.

O reconhecimento veio durante o encerramento da programação do Festival de Cannes, considerado o maior festival de cinema do mundo. O júri responsável pela premiação contou com nomes de destaque da indústria audiovisual internacional, reforçando ainda mais o peso da conquista para o cinema brasileiro e, especialmente, para os alagoanos.

Produzido em Alagoas pela Aguda Cinema, em parceria com a chilena OroFilms, “Infantaria” também ganhou espaço na revista internacional Variety, principal publicação da indústria cinematográfica mundial. O destaque ampliou a expectativa em torno do novo trabalho da diretora.

O longa expande o universo do curta-metragem homônimo, que já havia conquistado reconhecimento na Berlinale ao receber o Prêmio Especial do Júri da mostra Generation 14plus. A trama aborda conflitos familiares e temas sociais delicados a partir do olhar de duas crianças.

Além de “Infantaria”, Laís também finaliza o longa “Marina”, filmado em Maceió em parceria com o diretor Pethrus Tibúrcio. O projeto já foi premiado no Festival de Rotterdam e retrata a juventude maceioense em meio ao clima de insegurança vivido na capital alagoana em 2008.

A trajetória da diretora fortalece a presença de uma nova geração de cineastas nordestinos em importantes festivais e mercados internacionais, colocando o audiovisual alagoano em evidência no mundo.

Compartilhe: