O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, passa a contar com um novo aparelho de ultrassonografia portátil. O equipamento, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a quem a unidade é vinculada, está entre os mais modernos disponíveis no mercado.
Com isso, a partir de agora, o HGE terá, à disposição da equipe multidisciplinar, mais um aliado para auxiliar no diagnóstico dos pacientes assistidos. Por ser portátil, o aparelho de ultrassonografia será usado em diversos setores, como a emergência, o centro cirúrgico, os ambulatórios, as hemodinâmicas e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, além de profissionais capacitados, é necessário que uma unidade de saúde conte com equipamentos de última geração, visando agilizar o diagnóstico dos pacientes.
“E baseado neste entendimento, o governador Paulo Dantas determinou que as unidades da Rede Estadual de Saúde sejam dotadas dos mais modernos equipamentos. Com isso, estamos trabalhando para modernizar, ainda mais, nossas unidades, tendo como exemplo a aquisição deste novo aparelho de ultrassonografia portátil para o HGE”, frisou.
Estatística
A maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas já conta com um baita Centro de Imagem, que realiza diariamente também tomografias computadorizadas, radiografias, endoscopias e ecocardiogramas. As ultrassonografias, em 2023, foram realizadas em 3.324 pacientes. Este ano, de janeiro a junho, já foram feitos 2.112 exames; e 1.178 no mesmo período do ano passado.
“Em um hospital como o HGE, onde acontecem situações que exigem um diagnóstico preciso o quanto antes, para que a vida seja salva, contar com mais um aparelho como esse é muito importante. Ele será mais um disponível aos pacientes e será manuseado por profissionais qualificados para o uso”, explicou o coordenador do Serviço de Ultrassonografia do HGE, Gustavo Cantarelli.
Entre os diferenciais deste aparelho está o diagnóstico rápido de sangramento interno, desenvolvimento de tumores, entre outros problemas. O dispositivo é capaz de realizar varredura em menos de 20 segundos, não requer uma sala especial e é indicado para os casos que envolvem traumatismos de articulações e músculos, entupimento de veias e artérias, inflamações infiltrativas, tumores malignos, hemorragias e fraturas.
“É uma importante aquisição, cujos maiores beneficiados são, com certeza, os alagoanos. Agradeço ao governador Paulo Dantas e ao secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, pelo investimento, bem como, pela atenção aos profissionais do HGE, que estão envolvidos na viabilização do uso, os quais agora estão responsáveis pelo cuidado e preservação de mais este bem, que comprova o quanto a saúde tem sido levada a sério em Alagoas”, pontuou o diretor geral Fernando Melro.