Hospital do Coração Alagoano alerta para as doenças cardiovasculares que mais matam no Brasil

No Dia Mundial do Coração, celebrado no último domingo (29), o Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, destaca os serviços oferecidos pela unidade e alerta a população sobre as doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de morte no Brasil. A unidade é referência em cardiologia intervencionista e cirurgias cardíacas de alta complexidade, oferecendo atendimento especializado para pacientes adultos e, em breve, para o público pediátrico.

Além disso, o hospital é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização de transplantes de coração, posicionando-se como uma das principais unidades do Estado de Alagoas no atendimento de alta complexidade. A unidade hospitalar oferece serviço ambulatorial e cirúrgico hospitalar especializado, mesmo sem dispor de um setor de urgência e emergência.

O secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, reforça a necessidade de atenção à prevenção. “Estamos ampliando o acesso a tratamentos e diagnósticos para garantir que mais alagoanos tenham suporte, mas a população precisa estar atenta aos cuidados com a saúde. Alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e o abandono do cigarro são medidas fundamentais para proteger o coração”, orienta o médico-gestor.

O hospital também possui uma sala de hemodinâmica para a realização de procedimentos como cateterismo, angioplastia, implante de marcapasso e estudo eletrofisiológico. “Nosso hospital é um centro de excelência em cardiologia, equipado com um moderno centro cirúrgico, formatado para as práticas cirúrgicas cardíacas mais avançadas. Contamos com três salas cirúrgicas, sendo duas integradas para otimizar os resultados dos transplantes, além de uma sala híbrida para procedimentos minimamente invasivos e percutâneos”, explica o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo.

Acesso

Como hospital de porta referenciada, os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais da Rede de Saúde Estadual e Municipais, através do Sistema de Regulação Estadual (SISREG). Entre os serviços oferecidos estão consultas ambulatoriais e uma ampla gama de exames, como eletrocardiografia, teste de esforço ergométrico, ecocardiografia, monitoramento pelo sistema Holter 24h, Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), além de dispor de um serviço completo de imagem e radiologia, incluindo ressonância magnética e tomografia computadorizada.

As doenças cardiovasculares que mais matam no Brasil incluem o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e, por esta razão, o Governo Paulo Dantas criou o Programa Bate Coração. As doenças do coração, conforme o cardiologista Leandro Castelo, estão fortemente associadas a fatores de risco como sedentarismo, má alimentação, tabagismo, diabetes e hipertensão. “As doenças cardiovasculares são silenciosas e, muitas vezes, só apresentam sintomas em estágios avançados. A prevenção é o melhor caminho, por isso é essencial adotar hábitos saudáveis e fazer exames regulares”, recomendou o especialista.

Compartilhe: