O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entregou, na última segunda (10), o upgrade do acelerador linear adquirido pela instituição em 2022. A melhoria do aparelho vai proporcionar maior eficiência e precisão ao tratamento contra o câncer de pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A atualização do equipamento foi realizada a partir de verbas garantidas por emenda parlamentar do deputado federal Arthur Lira, com o apoio da então deputada federal, Tereza Nelma. As autoridades estiveram na solenidade de entrega com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo; a vice-reitora Eliane Cavalcanti; o superintendente do HUPAA, Célio Rodrigues; a deputada estadual, Fátima Canuto; o deputado estadual, Fernando Pereira; a prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira; o representante da prefeitura de Maceió, major Luiz Diego; e a diretora da Faculdade de Medicina da Ufal, Angela Canuto.

A aquisição de equipamentos para o acelerador, no valor de R$ 6 milhões, praticamente zerou a fila de radioterapias do hospital, que atende cerca de 45 pacientes por dia para realizar tratamento no acelerador. O HUPAA é o único hospital no estado, tanto público quanto privado, a contar com a tecnologia.

De acordo com o superintendente do HUPAA, Célio Rodrigues, as atualizações do aparelho vão permitir tratamentos menos invasivos e mais precisos. “Ele já é um equipamento muito bom e os dispositivos de radiocirurgia que foram anexados permitem um tratamento com maior precisão, possibilitando a diminuição da quantidade de sessões dos pacientes”, destacou o gestor.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, enfatizou a importância do equipamento para a população e para os profissionais e estudantes que passam pelo HUPAA. “Esse acelerador, que está fazendo a diferença para a gente Alagoana, também vai beneficiar nossos profissionais que vão ter a oportunidade de aprender com o melhor equipamento disponibilizado na Rede Federal do país”, completou Tonholo.

O deputado federal Arthur Lira reafirmou a parceria para que as emendas parlamentares sejam utilizadas em obras, ações de saúde, educação e estruturação. “Tenho orgulho de ter iniciado essa luta e permanecido nela no propósito de melhorar a vida das pessoas que precisam do serviço de qualidade”, reforçou.

Acelerador linear

O acelerador linear é um aparelho utilizado no tratamento de câncer conhecido como radioterapia. O equipamento tem como objetivo destruir as células cancerígenas, proporcionando tratamentos mais eficazes e seguros para pacientes. No HUPAA, o aparelho foi adquirido em 2022 com recursos do Ministério da Saúde por meio do Plano de Expansão em Radioterapia no SUS (PER-SUS) e os upgrades foram adquiridos com o empenho da bancada parlamentar de Alagoas.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Compartilhe: