José Marconi Guimarães Lima nasceu em 21 de março de 1953, na cidade de Major Isidoro, Alagoas. Filho de Walter Bezerra Lima e Sebastiana Guimarães, mudou-se para Arapiraca ainda criança, em 1956, cidade onde construiu suas bases educacionais, profissionais e familiares.
Realizou seus estudos no Colégio São Francisco de Assis (Colégio das Freiras), no Instituto São Luiz e no Colégio Bom Conselho, instituições tradicionais que contribuíram para sua formação acadêmica e humana.
Iniciou sua vida profissional nos Correios e Telégrafos, onde trabalhou como entregador de telegramas entre os anos de 1971 e 1973. Pouco tempo depois, aprovado em concurso nacional, ingressou no Banco do Brasil, tomando posse na cidade de Diamantino, no estado do Mato Grosso. A partir desse momento, iniciou uma trajetória profissional de destaque, marcada pela competência, liderança e dedicação ao serviço público.
Ao longo de sua carreira no Banco do Brasil, exerceu praticamente todos os cargos da instituição, alcançando posições estratégicas de grande relevância. Destacou-se como Superintendente Regional nas cidades de Jacobina (BA), Presidente Prudente (SP), Bauru (SP), São Carlos (SP), Piracicaba (SP) e na capital paulista, atuando nas regiões Oeste, Leste e Avenida Paulista. Em missões especiais, foi designado para exercer a função de Superintendente Estadual nos estados de Roraima e Sergipe.
Sempre comprometido com o aperfeiçoamento profissional, participou de diversos cursos de formação e especialização, entre eles Análise de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e MBA para Altos Executivos pela FIA/USP, em São Paulo. Também realizou estágio internacional em Madri, Espanha, onde cursou espanhol em regime de imersão na EF – Centro Internacional de Idiomas.
Seu reconhecimento ultrapassou as fronteiras do Brasil. Foi convidado para ministrar palestra na Câmara de Comércio Brasil-Espanha, abordando as oportunidades de investimentos oferecidas pelo mercado brasileiro a investidores internacionais. Pelo desempenho alcançado em sua carreira, recebeu duas premiações em Milão, na Itália, além de uma importante homenagem no Castelo de Chantilly, na França.
Casado com Cícera Silvania Maia Lima, construiu uma sólida família ao lado da esposa. É pai de Martha Christiane Maia Lima, Márcia Giselle Maia Lima, Christiano Maia Lima, Marconi Filho e Annamaria Maia Lima. Também é avô de Letícia Lima Esquivel, Carlos, Bruna Lorena, João Pedro, Júlia Daniele e Mário Henrique.
Atualmente aposentado, José Marconi Guimarães Lima dedica-se à convivência familiar, desfrutando dos momentos ao lado dos filhos e netos. Apreciador da boa gastronomia e de bons vinhos, cultiva o prazer das amizades e das experiências que a vida lhe proporcionou, mantendo viva a elegância, a cultura e o espírito de aprendizado que sempre marcaram sua trajetória.






