Desde dezembro de 2022, quando teve início a Operação Línguas Sujas, a Prefeitura de Maceió fez 206 tamponamentos na rede de desvio da capital alagoana. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O objetivo é identificar e combinar ligações clandestinas de esgoto.

Antes de fazer os tamponamentos, as equipes da Operação Línguas Sujas identificam o esgoto irregular de esgoto na rede de drenagem de águas pluviais. A contaminação compromete a qualidade da água do mar na orla marítima, causando impactos negativos na balneabilidade e trazendo riscos à população que frequenta as praias de Maceió.

As autuações são realizadas pela Semurb, com base na Lei Nº 4.548/96, do Código Municipal de Meio Ambiente, que estabelece que o descarte irregular de esgoto configura crime ambiental, sujeito a sanções administrativas e legais.

As ações da Operação Línguas Sujas ocorrem de forma contínua em diversos bairros da parte baixa de Maceió, regiões com maior incidência de danos por contaminação do mar, devido à proximidade com a orla da cidade. A população pode contribuir para a realização de denúncias anônimas por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Maceió.

Compartilhe: