Com o tema “Gestão Pública: Pela Dignidade Humana e Sistema de Proteção Social”, a 2ª edição da Revista Eletrônica da Escola de Estado do Governo de Alagoas (Egal) será lançada no próximo dia 30, das 9h às 13h, na sede da EGAL, localizada na Rua do Livramento, 153 – Centro. A publicação será lançada durante a iniciativa ‘De Portas Abertas’, realizada pela EGAL, e vai receber os autores e o conselho editorial do periódico.
Essa edição da revista pretende viabilizar a publicação de estudos e reflexões que possibilitem o avanço do debate sobre programas de crescimento econômico e social vinculados ao próprio tema. A EGAL abriu a chamada para submissão de artigos científicos, relatos de experiência, entrevistas e trabalhos de iniciação científica para sua segunda edição, como explicou a superintendente da escola, Emanuelle Trindade.
“Essa segunda edição recebe artigos e outros tipos de trabalhos, diferente da primeira edição, que só aceitava artigos científicos. Essa alteração se deu para possibilitar uma maior quantidade de trabalhos envolvidos na revista eletrônica, trazendo experiências dos servidores, sobre relatos vividos, além de entrevistas que podem trazer temas relevantes para nosso Estado. Atualmente, temos 12 trabalhos em submissão para análise dos avaliadores. As inscrições ficam abertas até 25/09 e esperamos receber mais trabalhos até lá”, esclareceu a superintendente.
Os trabalhos submetidos devem abordar a importância da gestão pública na implementação de políticas voltadas à seguridade social, promovendo os direitos fundamentais incluídos na Constituição brasileira, como saúde, habitação, segurança alimentar, previdência e assistência social.
A EGAL ainda destaca temáticas de submissão como direitos humanos, segurança alimentar, programas de erradicação da pobreza, habitação, novas tecnologias para combate à pobreza, e o protagonismo das mulheres como provedoras familiares. A parceria entre universidades e a gestão pública também será tema de destaque, buscando soluções para os desafios sociais.
“Reitero a importância de disseminar conhecimento e cultura sobre gestão pública e políticas públicas e ser um espaço de produção e divulgação científica para servidores do estado e pesquisadores, sempre com um olhar multidisciplinar”, finalizou Emmanuelle Trindade.
O convite é direcionado a pesquisadores e servidores que desejam contribuir com estudos inéditos e relevantes para o avanço da gestão pública no Estado de Alagoas, incentivando o desenvolvimento de novos conhecimentos e projetos sociais que beneficiem a sociedade alagoana.