A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) realiza, de 13 a 16 de maio de 2026, mais uma edição da Semana Alagoana do Teatro. As atividades acontecem no Teatro de Arena Sérgio Cardoso e na Sala de Música do Complexo Cultural do Teatro Deodoro, em Maceió. Este ano, o evento presta homenagem a Linda Mascarenhas, conhecida como a Dama do Teatro de Alagoas, reconhecida por sua contribuição marcante à cena cultural do estado.
Instituído desde 2003, o dia 14 de maio, data de nascimento da atriz, é celebrado como o “Dia Alagoano do Teatro”. A homenagem busca reverenciar o passado das artes cênicas locais, valorizar a produção atual e incentivar o profissionalismo artístico e técnico em Alagoas, ampliando as perspectivas para o futuro do setor.
A Diteal tem como missão promover o desenvolvimento da cultura artística no estado, estimulando e coordenando programações em parceria com entidades públicas e privadas, com foco no aprimoramento intelectual da comunidade.
Segundo a instituição, há um esforço contínuo para integrar artistas locais e fortalecer o setor cultural. A programação da Semana Alagoana do Teatro foi pensada para valorizar a produção artística e reforçar a importância institucional das artes cênicas. Todas as atividades são gratuitas e voltadas a diferentes públicos interessados no teatro e na cultura alagoana.
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada apresentação. Para garantir o acesso, é necessário doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao projeto Alagoas Sem Fome.
Confira a programação:
13 de maio – Teatro de Arena Sérgio Cardoso
9h: 1ª sessão do espetáculo “Brincadeiras Musicais”
(crianças das creches CRIA e vagas limitadas para o público em geral)
14h: 2ª sessão do espetáculo “Brincadeiras Musicais”
(crianças das creches CRIA e vagas limitadas para o público em geral)
14 de maio – Teatro de Arena Sérgio Cardoso
19h30: Espetáculo “Gernica”
(escolas do EJAI e público em geral)
15 de maio – Teatro de Arena Sérgio Cardoso
19h30: “A Pior Peça do Mundo”
(escolas do EJAI e público em geral)
16 de maio – Sala de Música do Complexo Cultural do Teatro Deodoro
19h: Show de encerramento com a banda Midnight Blues
(público em geral, sem necessidade de retirada de ingressos)





