Senatran estuda redução no custo da CNH (A), para reduzir informalidade; Em AL, 56% dos proprietários de motocicletas não são habilitados

Divulgada esta semana, uma pesquisa inédita da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aponta que, dos 34,2 milhões de proprietários de motocicletas, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil, 17,5 milhões não possuem habilitação na categoria, ou seja, 53,8% do total.

Em Alagoas, a porcentagem de inabilitados entre esses proprietários é ainda maior: 56%. São 215 mil pessoas que não possuem o documento, contra 172 mil (44%) que possuem.

Ao blog, o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou que o Senatran está estudando medidas para baratear o custo da CNH na categoria A, diante desse possível alto índice de informalidade. 

O levantamento mostra que, no país, os veículos dessa categoria representam 28% do total da frota nacional. Em Alagoas, são 500 mil veículos deste tipo – 1,5 moto a cada 10 habitantes – representando 44% em relação à frota total

Em relação aos sinistros, o percentual envolvendo motos é 38,8% em Alagoas, mas quando se trata de sinistros com mortes, o número sobe para 56,3%.

A Senatran usou o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) como base de dados para a realização da pesquisa. 

Compartilhe: