Ricardo Nezinho iniciou sua trajetória na vida pública em 1992, ao assumir o mandato de vereador por Arapiraca. A partir dali, construiu uma carreira marcada pela inovação, liderança política e modernização administrativa. Reeleito nas eleições de 1996, 1999 e 2003, consolidou-se como um dos principais nomes da política arapiraquense, sendo o vereador mais votado em 1999 e o segundo mais votado em 2003.
Na Câmara Municipal de Arapiraca, ocupou os principais cargos da Mesa Diretora até assumir a presidência da Casa em 2003. Em 2005, foi reconduzido ao cargo por unanimidade, liderando uma gestão considerada um divisor de águas na história do Legislativo municipal.
Durante sua presidência, Ricardo Nezinho implantou um amplo processo de modernização administrativa e tecnológica, aproximando a Câmara da população e fortalecendo os mecanismos de transparência e participação popular. Entre as iniciativas de maior destaque está a criação do site oficial da Câmara Municipal, reconhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho de preservação da memória histórica de Arapiraca e pela democratização do acesso às informações legislativas.
Outro marco histórico de sua gestão foi a parceria firmada com o Programa Interlegis, do Senado Federal, que resultou na implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Com isso, Arapiraca tornou-se a primeira Câmara Municipal do Nordeste brasileiro a implantar o principal sistema de informatização legislativa do país, colocando o município em posição de destaque no cenário nacional.
O pioneirismo da iniciativa levou Ricardo Nezinho a representar Arapiraca em diversos seminários nacionais e regionais promovidos pelo Senado Federal e assembleias legislativas de vários estados. Suas experiências de gestão foram apresentadas em eventos realizados em Brasília, Maceió, Palmas, Goiânia, Porto Alegre, Aracaju e Garanhuns, sempre como referência em modernidade legislativa, transparência pública e eficiência administrativa.
O reconhecimento conquistado no Legislativo municipal impulsionou sua trajetória política. Em 2006, foi eleito deputado estadual com expressiva votação, tornando-se o candidato mais votado em Arapiraca. Reeleito em 2010, 2014 e 2018, Ricardo Nezinho consolidou-se entre os parlamentares mais influentes de Alagoas, alcançando votações cada vez mais expressivas.
Entre suas principais contribuições para o desenvolvimento regional está a autoria da Lei Complementar nº 27, responsável pela criação da Região Metropolitana do Agreste, integrando Arapiraca a diversos municípios da região em um importante projeto de fortalecimento econômico, administrativo e social do interior alagoano.
Reconhecido pela capacidade de gestão, visão inovadora e compromisso com o desenvolvimento regional, Ricardo Nezinho construiu uma trajetória marcada pela modernização da política, pelo fortalecimento institucional e pela defesa do crescimento de Arapiraca e do Agreste alagoano.





