A Defesa Civil de Maceió vai passar a emitir um novo tipo de alerta à população: desta vez, relacionado aos riscos provocados pelo calor intenso. A medida ocorre diante da previsão de um verão com temperaturas elevadas na capital alagoana e tem como objetivo orientar moradores e turistas sobre cuidados essenciais com a saúde durante o período.
Os avisos seguirão um protocolo de segurança dividido em níveis, que variam da situação de normalidade até o alerta máximo, conforme a intensidade do calor prevista. Além do monitoramento, o órgão também reforça uma série de recomendações preventivas para que a população atravesse o verão com mais tranquilidade e segurança.
De acordo com o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, as orientações são fundamentais para minimizar os impactos das altas temperaturas. “As recomendações buscam orientar a população sobre cuidados com a hidratação, a alimentação e a proteção solar, permitindo que todos aproveitem o verão e os atrativos turísticos da cidade de forma mais segura”, destacou.
Entre as principais orientações estão beber água regularmente, mesmo sem sentir sede; usar roupas leves, claras e confortáveis; aplicar protetor solar e utilizar chapéu e óculos escuros; evitar atividades físicas intensas entre 10h e 16h; descansar em locais frescos ou climatizados; e jamais deixar pessoas ou animais dentro de veículos fechados.
O alerta máximo será acionado quando a previsão indicar temperaturas acima de 41°C. Nesses casos, a população receberá mensagens de texto com orientações adicionais.
Para se cadastrar e receber os alertas da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da residência para o número 40199. O serviço é gratuito e automático.





