Três municípios brasileiros, incluindo Arapiraca, foram selecionados pela Ong Ambiental Delterra, uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve e implementa programa de reciclagem de resíduos e fomento à economia circular em países do Sul Global.
Além de Arapiraca, o único de Alagoas e do Nordeste, mais dois municípios foram os primeiros no país: Florianópolis, em Santa Catarina, e Contagem, em Minas Gerais.
O projeto de gestão ambiental foi aprovada no Edital Rethinking Recycling (Repensando a reciclagem) e os municípios selecionadas recebem o apoio da organização, que realizou um processo competitivo no país com mais de 30 territórios participantes.
Com isso, o município de Arapiraca avança em seu programa de coleta seletiva fomentando a cadeia produtiva e a geração de renda a 70 famílias de recicladores.
Na semana passada, em solenidade ocorrida no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Luciano Barbosa assinou com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) o Termo de Cooperação com Organizações da Sociedade Civil, Associações e Cooperativa de Materiais Recicláveis para a coleta seletiva porta a porta na cidade.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente na iniciativa com a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara), Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mangabeiras (Ascaman) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Arapiraca (Comar).
A coleta porta a porta será realizada nos próximos dias, em sua primeira fase, nas áreas norte, central e sul de Arapiraca, fomentando as cadeias produtivas, gerando renda para cerca de 70 famílias de coletadores em 13 mil residências na cidade.





